segunda-feira, 20 de junho de 2016

QUANTO VALE O SHOW?





Jargão tradicional de um dos programas do Silvio Santos, também um Rap conhecido dos Racionais, mas o que desejo com este post é trazer a reflexão sobre um assunto que ao mesmo tempo é delicado, também é necessário de se falar. Quanto se “pagar” para um pregador, missionário, um músico para ir na sua igreja?

Sempre nos perguntam qual o valor que nós cobramos para ministrar. Nossa resposta é sempre a mesma: "não cobramos nada, mas pedimos uma oferta missionária", então a pergunta volta: “e de quanto é esta oferta missionária?

Responder esta pergunta de forma a satisfazer as pessoas que estão interessadas em nosso trabalho e ao mesmo tempo de forma que venha garantir nosso sustento ministerial, muitas vezes se torna a questão mais difícil e crucial do momento.

A resposta passa por diversos níveis de compreensão e entendimento, muitos Pregadores Itinerantes tem uma tabela de valores para ministrar em igrejas, não quero aqui criticar quem trabalha desta forma, mas quero leva-los ao bom senso da situação. 

Primeiramente reconheço que o Senhor é quem nos sustenta, Ele que prove tudo que nós precisamos pois reconhecemos nosso chamado, tenho convicção daquilo que estamos fazendo, vemos as mãos do Senhor sobre nossas vidas, sobre nosso ministério, vemos frutos, temos testemunhos constantes da Obra que o Senhor está realizando através de nossas vidas. Somos missionários, pregadores, pastores, palhaços, não vivemos pra “ganhar dinheiro” com o que fazemos, vivemos para anunciar as boas novas da salvação, mas vivemos sim do ministério. “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1Co 9. 13-14) , então nada mais justo que também “a obra” nos sustente. Poderia citar vários argumentos bíblicos para este princípio, mas vou me deter apenas neste: “...assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho...” Texto lindo, rico mas pouco compreendido. Já fomos exortados a “cobrar um valor específico” para ministrar em igrejas, não fazemos isso, mas não quer dizer que não venhamos um dia fazer, se o Senhor assim nos orientar, mas, todavia, contudo, entretanto a boa vontade com que servimos ao Senhor dá lugar para a má vontade de muitos irmãos em abençoar nosso ministério após uma ministração.

Já vimos de tudo nesta caminhada. Pessoas que pediram para igreja trazer uma oferta para nós e no final nos derem um valor qualquer, pastores baterem em nossas costas dizendo que “não tem preço que pague o que fizemos” e nos despedir só com um “Deus te abençoe”, mas também já vimos igrejas pequenas em estrutura e grande em amor que nos honraram além do que esperávamos. 

O importante para nós não é o “valor da oferta” mais a atitude da oferta. Ouvimos com frequência de líderes que a oferta que estão nos repassando, não tem participação da “igreja” e sim entre as “professoras e tias” (Pois trabalhamos em sua grande maioria com Ministério Infantil). Muitas igrejas não investem no ministério infantil e quando estes se mobilizam para um evento, são as próprias professoras, líderes e integrantes do ministério infantil que precisam arcar com todo o custo, e se viram em cantinas e outros artifícios. Então pergunto, esta atitude (por parte da igreja) está honrando o Senhor? Claro que não. É lindo ver os integrantes do ministério infantil se desdobrando em mil para levantar recursos e levar um pregador infantil para seu evento, mas onde fica a “honra da Igreja” a Deus?, pela vida daqueles que se preparam, para ministrar algo do Senhor para suas igrejas? Confesso que ficamos entristecidos de ver este descaso. Ratifico, não é o valor da oferta, mas a atitude. Em Lucas 21 Jesus fala da atitude da oferta da viúva e não do valor e esta atitude está faltando em muitas igrejas quando cobram de seus “fiéis” o tudo e na hora de honrar as pessoas que vão abençoar seus trabalhos, os tratam de qualquer jeito. 

Em muitos lugares somos recebidos como “anjos” com toda hospitalidade e carinho. Sentimos que estavam nos esperando, lugar preparado, em tantos uma mesa com alimentos, sucos, etc. Em outros nos levam para as refeições, nos hospedam com o que tem de melhor. Isso nos impacta, pois sabemos que estão honrando ao Senhor através de nossas vidas – “...quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes...” Mateus 25:40 em outros lugares, chegamos e as vezes dá vontade de voltar, se não tivéssemos convicção de nossa missão era o que faríamos. Tudo isso só ratifica que alguns entendem o princípio da honra, não a nós, mas ao Senhor e outros estão longe desta compreensão e isso não tem nada haver com as condições financeiras da igreja, mas do coração das pessoas.

Quanto ou qual o valor da oferta a se dar? Você mesmo pode responder. Em virtude do tamanho de sua Igreja, do trabalho a ser exercido pelos ministrantes, o tempo que vão levar, o deslocamento, o preparo que foi necessário para que o ministrante faça um trabalho de excelência, qual as condições da Igreja, qual o valor que honraria o Senhor com o trabalho realizado pela vida do ministrante? Se nada disso funcionar então melhor você ser justo e se perguntar: “...quanto vale o show?” quem sabe a sua sinceridade será maior do que sua generosidade?

Por tanto pastores, líderes e integrantes de ministérios, honrem aquelas pessoas que vão abençoar suas igrejas, honrem primeiramente ao Senhor com sua oferta, pois se estiverem honrando ao Senhor, com certeza também estará honrando o pregador pelo seu trabalho e ministério. Uma coisa é certa, se você não for fiel a um princípio, o Senhor sempre será àqueles que Ele chamou.

Deus vos abençoe!


Por. Pr. Eduardo Bergsten (Líder dos Pastores da Alegria) 

http://dudabergsten.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. É triste ver o que acontece na Igreja do Senhor Jesus.
    O mundo, os que vivem nas trevas não economizam.
    E nós como povo de Deus, não conseguimos nem ao menos liberar uma oferta de amor que honre o nosso Senhor e os seus enviados. É muito triste.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião sobre esta postagem, ela é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...